Destaques

Acervos das bibliotecas de Suzano-SP estarão disponíveis em plataforma on-line a partir de março

A Secretaria de Cultura de Suzano-SP vai oferecer, a partir de 1° de março (quarta-feira), os acervos das bibliotecas municipais em plataforma on-line. Estarão disponíveis para consulta mais de 36 mil títulos cadastrados no Sistema Alexandria. O programa eletrônico poderá ser acessado por meio do ícone “Biblioteca Municipal”, na aba “Cidadão – Serviços e Informações”, no sítio oficial do Poder Executivo suzanense (www.suzano.sp.gov.br). Outra novidade para o próximo mês na pasta da Cultura é o horário de funcionamento da biblioteca central “Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra”, que será estendido até às 19 horas.

Segundo o secretário de Cultura de Suzano, Geraldo Garippo, para acessar os acervos em ambiente virtual não será necessário se cadastrar, ou pagar taxas. Após a abertura do Sistema Alexandria, a busca pela obra de interesse vai ocorrer por meio de apenas uma palavra-chave, ou de forma avançada – compartilhando o nome do livro, do autor, da biblioteca em questão, da seção e/ou da coleção a qual o título pertence. A procura pela obra também será disponibilizada pelo índice.

Os mais de 36 mil títulos que estarão no sistema a partir de 1º de março são provenientes das quatro bibliotecas municipais de Suzano. Além da central, “Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra”, que funciona no Centro Cultural “Francisco Carlos Moriconi”, a administração do prefeito Rodrigo Ashiuchi gerencia, também, os acervos literários dos Centros Culturais “Monteiro Lobato”, “Luiz Antônio da Silva” e “Nelson da Cruz” (LISTA DE ENDEREÇOS ABAIXO).

Outra novidade para o próximo mês na área da Cultura em Suzano recai no funcionamento da biblioteca central. Um levantamento realizado recentemente sinalizou que o equipamento recebe por ano mais de 85 mil visitantes. Desta forma, a Prefeitura de Suzano decidiu pela ampliação de seu horário de atendimento, que, normalmente, é das 8 às 17 horas. A partir da primeira semana de março, a unidade estará aberta das 8 às 19 horas.

 

Manutenções

A biblioteca central também recebeu manutenção e melhorias no começo deste ano. Conforme aponta Garippo, o acervo estava desorganizado, os computadores do setor de Leitura, danificados, além do Sistema Alexandria estar inoperante.

Foi dobrado, segundo o secretário de Cultura, o número de lâmpadas da biblioteca, além da pasta ter inserido três computadores para consulta dos usuários e, também, a retomada do sistema Alexandria. Em breve, será implantado novos projetos literários, como contação de histórias e palestras com autores regionais e, se possível, nacionais. Garippo adianta que sua prioridade é ofertar, ainda, áudio-livros e livros em braile, além de wi-fi gratuito. (Fonte: suzano.sp.gov.b)

 

ENDEREÇOS DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS

Biblioteca Central “Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra”

Rua Benjamin Constant, 682 – centro

Telefone: 4747-4180.

 

Biblioteca “Monteiro Lobato”

Rua Domingos Victorino, 68 – Jardim Colorado

Telefone: 4759-6368.

 

Biblioteca “Luiz Antônio da Silva”

Rua Crispim Adelino Cardoso, 45 – Palmeiras

Telefone: 4751-3005.

 

Biblioteca “Nelson da Cruz”

Rua Katsutoshi Naito, 957 – Boa Vista

Telefone: 4749-7556.

 

2017_02_24_Biblioteca-de-Suzano_Wanderley-Costa-700x396

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados