Destaques

Apresentação de Antonio Abujamra reúne cerca de 300 pessoas no Armando de Ré

Abujamra durante encenação de "A Voz do Provocador", em Suzano

“Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação. Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo”.

A citação de Pablo Picasso foi a primeira das várias provocações feitas pelo renomado diretor e ator Antonio Abujamra, no monólogo “A Voz do Provocador”, apresentado para cerca de 300 espectadores no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, na noite de quinta-feira (26/4). 

Abujamra já dirigiu mais de 120 peças, 15 novelas e vários outros programas televisivos. Foi o único latino-americano a participar no Júri do Festival Mundial de Televisão em Monte Carlo, a convite do príncipe Rainier, do Principado de Mônaco. Fundou a companhia de teatro Os Fodidos Privilegiados, e há 11 anos comanda o programa de entrevistas “Provocações”, na TV Cultura.

Durante a apresentação, ele abordou diversos temas, entre eles teatro, educação, política, história da televisão e futebol. Com uma dose de sarcasmo, Abujamra utilizou o humor para levar a plateia à reflexão sobre o contexto social. “Eu não sou um provocador, sou um provocado. Nós somos provocados pelo que acontece nesse país. Somos provocados quando vamos para a rua e vemos a estética da pobreza”, destacou.

Conforme as críticas e piadas feitas por Abujamra, a plateia, composta por pessoas de diferentes faixas etárias, não se manteve indiferente e correspondia com risos e aplausos. Para a estudante de História Lidia Ananda Camargo, a apresentação do artista superou as expectativas. “Foi ótimo. Pensei que seria algo bem mais voltado para o teatro, mas ele falou de tudo. Achei muito bom”, comenta.

Abujamra veio a Suzano a convite da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura. A sua apresentação fez parte da programação de aniversário dos 63 anos do município.

Esta foi uma das ações do projeto Trajetórias Literárias, que já trouxe a Suzano nomes como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva e Paulo Lins. O vice-prefeito Walter Roberto Bio e a secretária de Cultura, Rita Paiva, prestigiaram o evento.

Abujamra recebe o ex-secretário de Cultura de Suzano Walmir Pinto no camarim

 

Géssica Brandino

http://www.suzano.sp.gov.br/agendacultural/CN03/noticias/nots_det.asp?id=1075

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados