Notícias

Carnaval vai gerar 3 mil empregos

Diário de Suzano ed.: 9117 - 05 de fevereiro de 2012

O Carnaval suzanense deve gerar, em torno de, 3 mil empregos diretos e indiretos. Esta é a expectativa do secretário de Cultura, Walmir Pinto, que lembra que esta festa movimenta várias áreas. “O Carnaval é, hoje, uma fonte de renda”, define.

Segundo ele, não há uma avaliação técnica sobre o assunto, mas pela experiência na movimentação da maior festa brasileira, muitos empregos resultam do evento. “Têm as pessoas que estão ligadas diretamente ao assunto, porque fazem acontecer à festa”, explica. Entre eles, estão os artistas plásticos, produtores de alegorias, soldadores, os músicos que compõem os samba-enredos.

“O Carnaval movimenta ainda a economia informal, entre eles, os vendedores ambulantes”, exemplifica. Para ele, o evento retrata o aspecto estética e cultural nacional, mas também o econômico. “Faz aquecer o mercado. Nos dias de festa, tem também o pessoal ligado à comunicação, como os fotógrafos, iluminadores, pessoal de filmagem”, enumera.

Em sua visão, movimenta vários segmentos de áreas diversas. O que significa também que o Carnaval se profissionalizou.

“Hoje, já se vive disto. Quando está terminando um, as pessoas estão planejando o próximo, porque é tudo muito trabalhoso”, acredita. Porém, esta profissionalização não deixou o evento perder sua essência cultural e lúdica. “A única coisa que não faz parte desta festa é a disputa”, arremata.

Sobre a possibilidade de um evento centrado na origem da cidade ou região, ele afirma que já existem conversas. “Ainda se copia os modelos do Rio de Janeiro e São Paulo. Devia se pensar num modelo próprio”, prega. Porém, ele mesmo admite que esta estrutura carnavalesca própria precisa de um amplo estudo.

Esta semana, o secretário Walmir anunciou que duas tradicionais escolas de samba de São Paulo irão abrilhantar ainda mais os desfiles de rua em Suzano. Camisa Verde e Branco e Unidos de Vila Maria encerrarão a folia.

http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=261715

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados