Dicas Culturais

Cinema na Piaget discute influência do Facebook nos jovens

2 Filme A rede socialO projeto Cinema e Debate deste mês pretende provocar a discussão sobre como os jovens, principalmente, se relacionam com as redes sociais em um mundo cada vez mais virtual, mediado por imagens, com forte apelo à aparência e superexposição da privacidade. Para tanto, a próxima sessão, na quinta-feira, dia 10, a partir das 19h30, será com o filme “A rede social”, que conta a história do Facebook e de seu fundador, Mark Zuckerberg. Professores e alunos do ensino médio, das redes estadual e particular, de colégios técnicos e de idiomas, entre outros, estão convidados. Será no auditório da Faculdade Piaget, em Suzano, com entrada gratuita.

“A rede social” é de 2010, mas as discussões que suscita são atualíssimas. É quase o retrato de uma geração que nasceu em meio ao boom da Internet e hoje está mergulhada num turbilhão bits por segundo em redes em que vale de tudo, da promoção instantânea de desconhecidos a celebridades à destruição de reputações. Que mundo é esse em que vivemos? Existe vida fora do Facebook? Como a superexposição nas redes ameaça a segurança no mundo real? Essas são apenas algumas indagações para o debate.

Quatro convidados irão compor a bancada debatedora: o policial civil Carlos César Alves, a psicóloga suzanense Sandra Mara Gonçalves, a jornalista e mestre em Comunicação Simone Leone e o assistente de produção Osmar Gomes; o ator Vinicius Fiamini será o mediador.

César Alves, policial civil com mais de 25 anos de experiência, pós-graduado em Direito Processual Penal pela Universidade Mackenzie, ex-secretário de Segurança em Ferraz, falará, por exemplo, sobre riscos da superexposição das pessoas no Facebook, as brincadeiras que podem destruir reputações e provocar bullying, além do que é ou não crime. A psicóloga Sandra Mara abordará o lado comportamental dessa geração “viciada” nas redes e nas trocas de mensagens instantâneas.

O excesso de informação, muitas vezes sem qualidade, profundidade e veracidade, será esmiuçado pela jornalista Simone Leone. Já o produtor Osmar Gomes analisará o aspecto artístico e cinematográfico da obra. Sucesso de público nos EUA e depois no mundo, “A rede social” faturou três estatuetas no Oscar (melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora e melhor edição).

Professores poderão utilizar a sessão, por exemplo, em atividades multidisciplinares em sala de aula. É interessante também para quem estuda ou quer se aperfeiçoar no meio cinematográfico ou simplesmente gosta de cinema. Para reserva de lugares: 4746-7090. A atração é uma parceria da Piaget e a Secretaria de Cultura de Suzano.

O projeto

Cinema e Debate começou em 2014 e desde então exibiu oito filmes: “Trem noturno para Lisboa”, “Cidade cinza”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “Flor de Abril” e “Elena”, no ano passado, além dos curtas “O útero tem o tamanho de um punho” e “Um pai triste” (produzidos por suzanenses) , e, no mês passado, “Orquestra dos meninos”. As sessões do projeto são sempre gratuitas, uma vez por mês, no auditório da Piaget, e para toda a comunidade.

 

SERVIÇO:

 

Projeto Cinema e Debate 2015

(Parceria da Faculdade Piaget e Secretaria de Cultura de Suzano)

Quando: 10/09

Local: Auditório da Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, Suzano)

Horário: 19h30

Programação:

19h30: Exibição de fragmentos do filme “A rede social”

Após o filme: Debate com convidados especiais:

- Carlos César Alves, policial civil

- Sandra Mara Gonçalves, psicóloga

- Simone Leone, jornalista

- Osmar Gomes, assistente de produção

- Mediador: ator Vinicius Fiamini

Para reserva de lugares para grupos e mais informações: 4746-7090 (Faculdade Piaget)

Entrada: gratuita

 

FICHA TÉCNICA DO FILME

 

Título Original: The Social Network

Título no Brasil: A Rede Social

País de Origem: EUA

Lançamento: 2010 (Brasil)

Direção: David Fincher

Elenco: Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield

Gênero: Comédia/Drama

Classificação: 14 anos

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados