Dicas Culturais

Circuito São Paulo de Cultura leva atrações musicais a diversos palcos da cidade

Transpiração 24 horas ao dia. O ritmo incansável da capital paulista toma conta de todas as esferas do urbano e a cultura é um dos meios de vazão dessa expressão contínua de criatividade. Pensando em um modelo de programação cultural capaz de integrar todas as regiões da cidade e suas linguagens, a Secretaria Municipal de Cultura dá início ao projeto Circuito São Paulo de Cultura, que pretende levar, ao longo de 2014, mais de mil atrações gratuitas, entre música, dança, teatro, circo e atividades infantis, para mais de 240 espaços.

Apresentada entre os dias 5 e 15, a programação musical de junho recebe 13 artistas, distribuídos em solos, duos e grupos, que se revezam em mais de um palco. 

Entre as atrações está o Metá Metá, banda formada por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França. O grupo vem conquistando o público paulistano com o disco “Metal Metal” e seu som gerador de estados de transe, repleto de cantigas, poemas sagrados e saudações a orixás, escritos em iorubá, e referências à música africana. Diferentemente dos tradicionais baixo, guitarra e bateria, o trio se apresenta com violão, sax e voz. “Essa formação pode soar como algo que será mais leve, uma versão acústica, mas não é isso. Talvez o show seja até mais agressivo, mais solto e livre, focado no entrosamento entre nós, que poderemos improvisar mais”, explica o guitarrista Dinucci. No repertório, um mix de músicas dos dois primeiros discos do trio, além de inéditas e releituras, como “Let’s Play That”, de Jards Macalé. A banda se apresenta dia 5, às 20h, no Centro Cultural da Penha (zona leste); dia 6, às 21h, no Teatro João Caetano (zona sul); e dia 8, às 19h, no Teatro Alfredo Mesquita (zona norte).

Revelação da MPB em 2009, Tulipa Ruiz faz duas apresentações, dias 7 e 8, respectivamente na Galeria Olido e no Centro Cultural São Paulo (centro), sempre às 18h. O repertório do show traz músicas dos discos “Efêmera” e “Tudo Tanto”, ao som da banda formada pelo irmão da cantora, Gustavo Ruiz, além de Luiz Chagas, nas guitarras, Marcio Arantes, no baixo, e Caio Lopes, na bateria.

Também integram a programação desta edição do Circuito a banda Mustache & Os Apaches, Felipe Cordeiro, Maria Alcina, comemorando 40 anos de carreira, Índio Cachoeira e Ricardo Vignini, Royce do Cavaco, Rodrigo Campos e a cantora paraguaia Perla. 

Serviço: Circuito São Paulo de Cultura 2014. Diversos espaços. De 5 a 15. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, a partir de uma hora antes. No Centro Cultural São Paulo, a partir de duas horas antes).

ÍNDIO CACHOEIRA E RICARDO VIGNINI
Show: “Viola caipira duas gerações”. 60 min.
Os violeiros paulistas lançaram recentemente o CD “Viola caipira duas gerações”, celebrando a parceria de muitos anos. O disco traz composições próprias, como “Viola de chumbo”, e regravações com forte influência latina, como “La paloma” e “Moliendo café”.
| Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Dia 5, 20h
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 6, 21h 

METÁ METÁ 
Com Juçara Marçal, Thiago França e Kiko Dinucci. Participação: Sergio Machado (bateria) e Marcelo Cabral (baixo). 60 min. 
Com nome que significa “três ao mesmo tempo”, em iorubá, o grupo apresenta faixas de seu mais recente trabalho, “Metal metal”, elogiado em publicações nacionais e internacionais, como Liberation e The Guardian. No show, gêneros como rock, música latina, punk, free jazz e elementos da música africana. 
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 5, 20h
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 6, 21h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dia 8, 19h

MUSTACHE & OS APACHES
60 min.
Inspirada pelas jug bands norte-americanas e pelos espetáculos do circo vaudeville, a banda faz show irreverente e eclético. 
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 15, 16h

RODRIGO CAMPOS 
Show: “Bahia fantástica”. 60 min.
Artista Revelação do 24º Prêmio da Música Brasileira, o instrumentista e compositor lançou, em 2009, o disco “São Matheus não é um lugar assim tão longe”. Em 2012, com seu segundo disco, “Bahia fantástica”, lança, entre outras, a canção “Sou de Salvador”, com repercussão internacional ao entrar na coletânea “Daora!”, da Inglaterra. 
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 5, 21h.
| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 6, 20h 
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 8, 19h

ROYCE DO CAVACO
60 min.
Em sua apresentação, Royce canta sucessos lançados por ele, faz homenagens a outros compositores e intérpretes e relembra sambas-enredo que defendeu em diversas escolas de samba em mais de 30 anos de carreira. No show, o sambista, que atualmente é o puxador de samba da X-9 Paulistana, é acompanhado por quatro percussionistas, dois cavaquinistas e um violonista.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 5, 20h
| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 6, 20h 
| Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Dia 7, 20h

FELIPE CORDEIRO
Show: “Se apaixone pela loucura do seu amor”. 60 min.
Atingindo o primeiro lugar na Revista Rolling Stone, a canção “Ele é tarja preta”, gravada no álbum “Se apaixone pela loucura do seu amor”, é uma das interpretadas por Cordeiro. O novo álbum do cantor traz composições de Arnaldo Antunes, Manoel Cordeiro, um dos maiores mestres da música popular da Amazônia, pai de Felipe, entre outros músicos. Nos espetáculos do CCSP e do Teatro Leopoldo Fróes, o cantor reveza seu show com o de Maria Alcina e, no final, ambos se apresentam juntos.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dia 6, 21h
| Centro Cultural São Paulo. Centro. Dia 7, 19h 
| Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Dia 8, 19h

MARIA ALCINA
Show: “De normal bastam os outros”. 60 min. 
Comemorando 40 anos de carreira, a cantora apresenta o show de seu álbum “De normal bastam os outros”, lançado recentemente. Entre inéditas que foram feitas especialmente para ela por Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro e Karina Buhr, a intérprete irreverente revisita sucessos antigos de sua carreira, como “Fio Maravilha” e “Kid Cavaquinho”, acompanhada por um quinteto com direção musical do guitarrista Rovilson Pascoal. Nos espetáculos do CCSP e do Teatro Leopoldo Fróes, a cantora reveza seu show com o de Felipe Cordeiro e, no final, ambos se apresentam juntos.
| Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Dia 6, 20h
| Centro Cultural São Paulo. Centro. Dia 7, 19h 
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 8, 19h 

PERLA
60 min.
Nascida no Paraguai, a cantora soma 30 anos de carreira no Brasil. Gravou 51 álbus, ganhou dez Discos de Ouro e já vendeu 10 milhões de cópias. Neste show, Perla canta “Índia”, de M. Ortiz Guerrero e J. A. Flores; “Pequenina”, de B. Anderson, B. Ulvaeus, Willy e Perla e “Galopera”, de Mauricio C. Ocampo, entre outros sucessos.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 6, 20h
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 7, 21h 
| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 8, 18h 

SNJ
Com Sombra, Bastardo, Cabeça, Cris e Rebelde.
Formado em 1996, SNJ (Somos Nós a Justiça) fez shows com artistas e grupos, como RZO e Posse Mente Zulu. Em 1998, gravou o primeiro single, “SNJ – a sigla”. A partir de então, lançou os álbuns “Se tu lutas, tu conquistas” (2001), “O show deve continuar” (2003), “SNJ – DVD e CD” (2004) e “A esperança é o alimento da alma” (2004).
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 6, 20h
| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 8, 18h 
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 14, 20h 

TULIPA RUIZ
Show: “Tudo tanto”. Acompanhamento musical: Gustavo Ruiz e Luiz Chagas (guitarras), Marcio Arantes (baixo) e Caio Lopes (bateria). 60 min.
Dois anos depois de lançar seu disco de estreia, “Efêmera”, Tulipa apresenta “Tudo tanto”, no qual assina, sozinha ou com parceiros, as onze faixas. O álbum venceu o Prêmio Multishow de Melhor Disco. Na gravação, Lulu Santos participou da faixa “Dois cafés” com sua voz e guitarra slide. No palco, Tulipa se apresenta com sua banda. 
| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 7, 18h
| CCSP. Centro. Dia 8, 18h

 

Fonte: Secretaria de Cultura de SP

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados