Debate

“Cultura é construir identidades e estimular a cidadania”, defendem ativistas em debate no “Suzano É Mais Cultura”

Geraldo Garippo, Edmilson Souza e Walmir Pinto debateram o tema "Cultura x Eventos"

A cultura, mais do que um expediente de lazer, é um instrumento de construção de identidades e formação da cidadania. Não adianta promover um evento qualquer como um show musical com um artista em evidência no momento e dizer que aquilo é cultura. É preciso descobrir a vocação cultural de uma cidade ou região e, a partir dela, garantir o direito de expressão da classe artística local, estimular a geração de recursos na área cultural e o acesso público e gratuito aos bens e serviços culturais.

Essas considerações deram o tom do debate “Cultura x Eventos”, promovido na noite de ontem (12 de junho) no Espaço “Suzano É Mais Cultura” (rua Batista Renzi, 40, Jardim São Luis).

O coordenador-geral do Espaço, Walmir Pinto, que mediou a discussão ao lado do ex-diretor de Cultura de Suzano, Geraldo Garippo, destacou que a arte tem um papel fundamental na sociedade, que é promover mudanças. Para isso, não adianta forçar uma vocação cultural que não condiz com a realidade de uma comunidade.

“Quando ocupei a Secretaria de Cultura de Suzano, muitas pessoas me questionaram sobre a Festa de Peão de Boiadeiros e sempre disse que a cidade não tem identificação com a pecuária. Precisamos apostar em atividades que têm a ver com nossa realidade local e não forçar uma vocação, mas descobrir aquela que temos”, pontuou.

O secretário Nacional de Cultura do PT, vereador e ex-secretário de Cultura de Guarulhos, Edmilson Souza, que participou do debate como convidado, destacou que a formação de agentes conscientes de seu papel transformador do meio em que vivem é o elemento central de qualquer projeto cultural:

“Quando uma peça de teatro ou uma música discutem um tema que faça a população refletir isso tem um efeito muito mais imediato que outras atividades, como uma palestra. Isso é fazer cultura, ou seja, ultrapassar a barreira do entretenimento, entrar na consciência das pessoas e provocar uma atuação crítica”.

Edmilson

Geraldo Garippo, Edmilson Souza e Walmir Pinto

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados