Dicas Culturais

“Elena” é a próxima atração do cinema na Piaget

Divulgacao Elena cena agua

O projeto Cinema e Debate, parceria da Faculdade Piaget com a Secretaria de Cultura de Suzano, traz, neste mês, o premiadíssimo filme “Elena”, documentário da diretora e atriz Petra Costa. A sessão, na próxima sexta-feira (07/11), às 19h30, no auditório da instituição, no Jardim Imperador, é aberta a toda a comunidade e de graça. A faculdade também faz reserva para professores que queiram levar grupos de alunos.

“Elena” é vencedor dos prêmios de melhor documentário (júri popular), melhor direção, melhor direção de arte e melhor montagem no 45º Festival de Brasília, e melhor documentário no Films de Femmes 2013 (França), entre outros.

Na história, conforme a sinopse oficial, Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema, e deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa também Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena, mas com apenas algumas pistas. Ela descobrindo Elena em um lugar inesperado.

“Elena” é um filme sobre lembranças, sobre a irreversibilidade da perda e o impacto causado na menina de 7 anos pela sólida ausência da irmã — a quem Petra chama de sua “memória inconsolável”. O longa de Petra Costa acompanha a jornada percorrida por ela para resgatar — e, de certa maneira, explicar — as frustrações e angústias que arrastaram a vida de Elena a um desfecho trágico.

É também um filme sobre o Brasil, sobre o rescaldo da ditadura militar, sobre a geração que cresceu nos anos 1980 — a “década perdida” — com a árdua tarefa de batalhar por seus sonhos quando a maioria a acusava de não ter bandeiras ou ideais.

Depois da exibição do documentário, haverá debate do público com convidados especiais, que, à frente do palco, têm funções específicas: um aborda a temática e o outro analisa a parte técnica da obra, entre outros aspectos, que contribuem para o enriquecimento da interação com a plateia. Professores e diretores de escolas interessados em levar grupos de alunos à sessão podem entrar em contato com a faculdade e reservar lugares no auditório.

 

O projeto

 

“Cinema e Debate” é uma parceria da Faculdade Piaget e a Secretaria Municipal de Cultura, que definem a atração e os debatedores. Todo mês, sempre na primeira sexta-feira, há exibição seguida de discussão. As sessões do projeto Cinema e Debate, sempre gratuitas e abertas a todos os interessados, pretendem levar ao público filmes fora do eixo comercial. A estreia foi em junho com o filme “Trem noturno para Lisboa”. “Flor de Abril” foi a atração de outubro.

 

 

CINEMA E DEBATE 

Quando: 07/11

Local: Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, Suzano)

Horário: 19h30

Filme: “Elena”

Entrada: gratuita

Informações: 4746-7090 (Faculdade Piaget)

 

FICHA TÉCNICA DO FILME

Nome original: Elena

Direção: Petra Costa

Elenco: Elena Andrade, Li An e Petra Costa

Roteiro: Petra Costa e Carolina Ziskind

Montagem: Marilia Moraes e Tina Baz

Tempo: 82 min

Gênero: Documentário

Classificação: 12 anos

 

 

PRÊMIOS DE “ELENA”

 

• 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários.

• 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – menção especial

• 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox – menção especial

• Films de Femmes 2013 – melhor documentário

• 10º Planete+ Doc Film Festival Varsóvia – Prêmio Canon de Cinematografia

• 7º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória – melhor música Original

• 6º Los Angeles Brazilian Film Festival – melhor documentário

• 9º Festival Internacional de Cine Documental de la Cuidad de México (DocsDF) – melhor longa-metragem latinoamericano

• 35º Festival Internacional de Nuevo Cine Latinoamericano – Havana, CUBA – melhor documentário

• 40º Festival Sesc Melhores Filmes – São Paulo, BRASIL – melhor documentário (votação do público)

• 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Rio de Janeiro, BRASIL – melhor documentário (votação do público) e melhor montagem (Marilia Moraes e Tina Baz)

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados