Entrevistas

Entrevista Suzano Shopping Guia Rápido

1. Qual é a importância da Cultura para a sociedade?

Sabemos que a cultura é o elemento universal que une povos, que rompe barreiras e, acima de tudo, tem poder de transformar a sociedade. Neste processo, a arte tem um papel fundamental na vida das pessoas. É por meio dela que crian

ças e jovens, ao seu primeiro contato, poderão se sensibilizar e escolher o caminho, senã de se tornarem artistas, com certeza em agentes conscientes de seu papel transformador do meio em que vivem. Diante disso, é de responsabilidade do poder público, em todos os níveis (federal, estadual e municipal) tratar a cultura como política pública, e não como mero evento. E aí está o grande desafio dos gestores de cultura, uma tarefa árdua, difícil, mas também muito prazerosa.

2. Como é o investimento do município na Cultura?

É importante destacar que o município destina 2% do Orçamento à área, um percentual acima do pleiteado pela classe artística. Os investimentos são diretos da Secretaria Municipal de Cultura, além de verbas do governo federal (por meio dos ministérios de Cultura e do Turismo e de emendas parlamentares) e outros garatidos por meio de parcerias estabelecidas com outras secretarias municipais, como de Saúde, de Educação e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo.A Secretaria de Cultura de Suzano consolidou sua posição de investir em formação cultural, ampliando o acesso população às oficinas e oferecendo novas linguagens culturais. São disponibilizadas anualmente mais de 3 mil vagas nas áreas de música, dança, teatro, circo, capoeia, artes plásticas, literatura, cinema, entre outras.

3. O que o jovem pode esperar dos futuros projetos da Secretária de Cultura de Suzano?

O jovem tem participado bastante da cultura em Suzano sempre temos uma presença constante dos jovens em nossas atividades. Nossas atrações sempre envolvem o público jovem e adolescentes. Entre as ações implementadas na área cultural, estão a vinda de espetáculos teatrais e musicais renomados para o município, a ampliação das oficinas culturais, a descentralização das atividades, a criação e reforma de novos espaços culturais e a implementação de projetos de cinema, dança, literatura e de preservação do patrimônio histórico. Novos espaços para a cultura também foram criados. Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, antes auditório, totalmente reformado. Outros foram construídos, como o caso do Centro Cultural Monteiro Lobato, no Jardim Colorado. Atualmente, temos os seguintes equipamentos públicos à disposição da população: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, Casarão das Artes, Estudio Público Musical José Gonzaga Sobrinho, Diretoria do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Cultural, Galpão das Artes, Centro Cultural Palmeiras, Centro Cultural Boa Vista, Centro Cultural Monteiro Lobato – Colorado, Pavilhão Cultura Afro-brasileira Zumbi dos Palmares e banas bibliotecas da Praça Cidade das Flores e do Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria o Terminal Norte.

4. Como estamos no mês dos pais, existe uma programação especifica para esta data?

Na verdade não temos uma programação especifica em relação a esta data, mas existem inúmeras atrações para os pais aproveitarem com os seus filhos. Aproveitem nossa agenda cultura e escolha uma atra para levar o seu pai!

Fonte: Suzano Shopping Guia Rápido

 

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados