Debate

Espaço “Suzano É Mais Cultura” inicia atividades com debate “Cultura x Eventos”

Debate será realizado no próximo dia 12, na sede do Espaço, na rua Batista Renzi, 40

Com o tema “Cultura x Eventos” o Espaço “Suzano É Mais Cultura” inicia seu ciclo de atividades culturais na cidade. O debate, que terá como mediadores o coordenador geral do Espaço, Walmir Pinto, e o ex-diretor de Cultura de Suzano Geraldo Garippo está programado para o dia 12 de junho, às 19 horas. A entrada é franca.

O tema escolhido para abrir as atrações do Espaço teve como base a repercussão do artigo escrito pelo coordenador geral sobre a Virada Cultural, projeto do governo do Estado. No texto, intitulado “Virada Cultural: cultura não é evento, mas um direito de todos os dias” e que pode ser conferido diretamente no blog do Walmir, pelo endereço eletrônico www.walmircultura.com.br, o coordenador critica a política cultural do governo de São Paulo.

Segundo Walmir, o que se vê com a Virada Cultural é o fazer cultura para simples entretenimento e diversão: “Não existe em nosso Estado uma política cultural eficiente. Que valorize os artistas como um todo e contemple todas as vertentes culturais (…). Hoje, o que existe são eventos esporádicos, sem qualquer compromisso com a formação de público e com a construção da cidadania”, diz ele no texto.

Walmir defende o acesso aos bens culturais continuamente a toda a população, como acontece com outras áreas, como a saúde e a educação. Segundo ele, “a cultura também precisa fazer parte da cesta básica de necessidades diárias de todos nós e não apenas uma vez por ano”.

Debate

Ao lado de Walmir, o ex-diretor de Cultura de Suzano Geraldo Garippo discorrerá sobre essa problemática que envolve muitas administrações públicas em confundir cultura com lazer e entretenimento.

Na visão de Garippo, a promoção de eventos é válida desde que haja uma política cultural por trás, como acontece há sete anos em Suzano:

“Desde o início desse governo, em 2005, várias ações têm sido implantadas na área cultural, tornando Suzano referência em todo o Estado. Isso mostra que em nosso município existe o compromisso de estender a toda à população o direito de frequentar os espaços culturais que foram criados e se envolver nos inúmeros projetos que foram desenvolvidos”, diz.

Walmir, que foi secretário de Cultura de Suzano entre 2005 e abril deste ano, acrescenta que mais do que trazer artistas em shows em comemoração ao aniversário da cidade ou qualquer outra data comemorativa, foi criado o conceito de que a cultura é algo permanente.

“Isso se comprova com as inúmeras atividades realizadas ao longo desses sete anos, como os festivais que foram criados e outras ações em que contamos com a presença de vários artistas e nomes de peso do cinema, da música e da literatura nacional, como Ariano Suassuna, Moacyr Scliar, Lenine, Zeca Baleiro e muitos outros”.

 

Serviço

Debate: “Cultura x Eventos”

Dia: 12/6, às 19 horas

Mediadores: Walmir Pinto e Geraldo Garippo

Local: Espaço Suzano É Mais Cultura (rua Batista Renzi, 40, no Jardim São Luiz)

Walmir Pinto é ator, jornalista e coordenador do Espaço "Suzano É Mais Cultura"

Geraldo Garippo foi diretor de Cultura em Suzano

 

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados