Dicas Culturais

Fanzinada é uma das atrações do 1o Encontro de Autores Regionais

Importante instrumento de comunicação e manifestação cultural, principalmente entre os jovens, o fanzine continua tão em alta que ganhou espaço na programação do 1o Encontro de Autores Regionais, que terá início na próxima quinta-feira (29 de maio), no Teatro Contadores de Mentira (Rua Major Pinheiro Froes, 530, no Parque Maria Helena, em Suzano). Com a presença de Thina Curtis, ícone do movimento que se convencionou chamar de Fanzinada, o Encontro de Fanzineiros será realizado no dia 31 de maio (sábado), das 10 às 15 horas. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Durante o Encontro de Fanzineiros, serão expostos diversos modelos de fanzines, desde os mais modernos aos mais antigos, e também serão confeccionados outros no decorrer do encontro. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências durante a atividade, que tem como um dos objetivos divulgar, propagar e incentivar a cultura dos fanzines e demais manifestações de cultura independente.

Como explica Landy Freitas, membro da Associação Cultural Literatura no Brasil e uma das organizadoras do 1o Encontro de Autores Regionais, a atividade será uma ação simbólica pela preservação da memória dos fanzines do País:

“A Fanzinada se transformou num importante movimento de cultura independente que muito tem a ver com o trabalho da Associação Cultural Literatura no Brasil, uma vez que reunimos escritores independentes dotados de uma produção literária que em muito se assemelha à linguagem dos fanzines, uma das formas mais viáveis do ponto de vista econômico de o jovem transmitir sua mensagem”, explica.

Principal liderança do Estado de São Paulo quando o assunto é fanzine, Thina Curtis também é poetisa, fanzineira, arte-educadora, resenhista e produtora cultural. Seu envolvimento com a Fanzinada – projeto itinerante que visa a propagar a cultura dos fanzines – a fez ficar conhecida no meio como a “Dona Fanzine”.

 

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados