Notícias

“Literatura Erótica e Identidade Negra” é tema do Comunidade do Conto nesta quarta-feira (3/8)

GRUPO DE ESTUDOS

Encontro contará com a mediação do escritor Cuti, mestre em Teoria da Literatura e doutor em Literatura Brasileira e será abrigado na Sala de Teatro da companhia “Atores InSanos”, na Faculdade Piaget (Av. Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, em Suzano), a partir das 19 horas

Comunidade do Conto

Com o tema “Literatura Erótica e Identidade Negra”, a Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) comanda nesta quarta-feira (3 de agosto) mais uma edição do Comunidade do Conto. O projeto será realizado a partir das 19 horas, na Sala de Teatro da companhia “Atores InSanos”, abrigada na Faculdade Piaget (Av. Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, em Suzano). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

 

A mediação será do escritor Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, que fará uma abordagem sobre a vertente erótica da literatura a partir da história da escravidão e do racismo. Na ocasião, também haverá o lançamento do terceiro fanzine “Vasto”, que reunirá textos produzidos no encontro que debateu “Periferias Urbanas”.

 

O projeto Comunidade do Conto foi inspirado no Clube do Conto, da Paraíba, e tem por objetivo contribuir com o aperfeiçoamento da técnica literária dos escritores que compõem a ACLB. Para isso, após a explanação da temática, os escritores saem do encontro com o desafio de produzir um conto sobre o conteúdo abordado. O resultado é apresentado no mês seguinte, quando o grupo volta a se reunir para divulgar seus textos e tecer comentários sobre as demais produções.

 

“Opinamos sobre o texto do outro, que também opina sobre o nosso e é justamente essa troca de olhares e experiências que nos traz subsídios para enriquecer nossa prática literária”, explica o escritor suzanense responsável pelo projeto, membro-fundador e atual presidente da ACLB, Ademiro Alves, o Sacolinha.

 

Segundo ele, os objetivos do projeto foram alcançados ao longo dessas seis edições do Comunidade do Conto realizadas este ano:

 

“Conseguimos manter a troca de experiência, a articulação entre pessoas com os mesmos objetivos, que é estudar e produzir conto, além de publicar e dar visibilidade às produções, cuja repercussão tem motivado a continuidade do projeto”, diz.

 

CURRÍCULO

 

Cuti é pseudônimo de Luiz Silva, que nasceu em Ourinhos, em 1951. O escritor é formado em Letras (Português-Francês) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Teoria da Literatura e doutor em Literatura Brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi um dos fundadores e membro do Quilombhoje-Literatura, de 1983 a 1994, e um dos criadores e mantenedores da série Cadernos Negros, de 1978 a 1993.

Os comentários estão fechados.

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados