Debate

“Política é a arte de propor e impor ideias”

Walmir defendeu a necessidade de se estabelecer o senso de que política não é só eleição

“Mais do que disputa eleitoral, a política é a arte de propor e impor ideias”. Com esta exposição, o coordenador-geral do Espaço “Suzano É Mais Cultura”, Walmir Pinto, sintetizou o debate “Por uma definição de política” realizado na noite de ontem (20 de junho).
Segundo Walmir, é preciso estabelecer na sociedade o senso de que política não é só eleição. Para justificar sua afirmação inicial, ele se baseou em exemplos reais que mostram como a força exercida pelas pessoas no espaço social é preponderante para a ação política.
“O Centro Cultural Colorado não teria se tornado realidade sem o anseio e as constantes reivindicações da população local que apontaram esse espaço como uma das necessidades do bairro”, destacou Walmir, que na época era secretário de Cultura de Suzano.
Até sair do papel, o Centro Cultural Colorado passou por um longo processo. Foi preciso convencer a Câmara Municipal de que o projeto era uma das prioridades do bairro e, consequentemente, lutar por mais verbas para viabilizar a obra e, consequentemente, a manutenção das atividades implantadas desde que o espaço foi inaugurado.
“Isso tudo é fazer política. É brigar por mais recursos e para ter conquistas”, completou Walmir.
Para o mediador do encontro e coordenador de Filosofia do Espaço, Marco Maida, a melhor perspectiva de política é o deslocamento de olhar. “O discurso ético é mais importante do que a ascensão do poder. Tudo o que fazemos tem impacto coletivo”.

Programação
As atividades do Espaço “Suzano É Mais Cultura” continuam na próxima semana (confira programação abaixo). Na segunda-feira (25 de junho) está programada a mesa-redonda “Fomento à literatura: desvendando os editais”. O encontro será realizado às 19 horas e na sequência haverá apresentação de um sarau.
Na terça-feira (26 de junho) será realizado o debate “Os prós e contras das redes sociais” e na quarta-feira (28 de junho), será a vez dos alunos do Instituto Fama fazerem uma apresentação musical, que será o mote do debate “A importância da educação musical na formação dos indivíduos”.

Espaço “Suzano É Mais Cultura”

Programação

25/6
Das 19 às 20 horas – Mesa-redonda: Fomento à literatura: desvendando os editais
Das 20h às 21h30 – Sarau

26/6
19h – Debate: Os prós e contras das redes sociais
Mediadores: Jair Pedrosa e Amaury Rodrigues

28/6
19h – Apresentação musical dos alunos do Instituto Fama
Debate: A importância da educação musical na formação dos indivíduos

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados