Debate

Regionalização dos editais de cultura é um dos caminhos para fomentar a atividade artística no País

Escritores regionais participaram de mesa-redonda no Espaço "Suzano É Mais Cultura"

Escritores regionais participaram de mesa-redonda no Espaço “Suzano É Mais Cultura”

A regionalização dos editais de cultura foi um dos caminhos apontados na noite de ontem (25 de junho) pelo coordenador-geral do Espaço “Suzano É Mais Cultura” (rua Batista Renzi, 40), Walmir Pinto, para favorecer a inserção dos artistas nesses instrumentos de divulgação.

A sugestão foi apresentada tendo em vista a dificuldade exposta pelos escritores regionais durante a mesa-redonda “Fomento à Literatura – Desvendando os Editais”.

No encontro, realizado na sede do Espaço “Suzano É Mais Cultura”, os participantes destacaram que a dificuldade em captar recursos para propagar sua arte, na maioria das vezes é precedida pela falta de conhecimento jurídico e em contabilidade.

“Sem esse amparo torna-se praticamente impossível participar de editais de divulgação”, disse Ana Fonseca, diretora da Massala Diversidade Cultural, produtora especializada em captação de recursos.

Para suprir essa necessidade, Walmir comentou que está sendo criado o Sistema Nacional de Cultura, pelo Ministério de Cultura (Minc). O projeto exige dos municípios a criação de um Plano Municipal de Cultura, que compreende a implantação de um Conselho e Fundo Municipal.

“Entendo essa medida como uma política relevante do Minc e que se traduz em avanços que estão sendo agregados ao setor cultural”, enfatizou o coordenador.

Outra proposta apresentada por Walmir para fomentar a atividade literária é a criação de uma gráfica ou de uma editora municipal, a exemplo do Estúdio Público de Música e Cinema de Suzano.

“Esses espaços permitem o acesso público e gratuito de toda a população. No caso do Estúdio de Música, artistas de nossa cidade têm a disposição uma estrutura completa para gravar um álbum musical. Portanto, como artista, me proponho a batalhar para termos um espaço que contemple e incentive a produção literária”.

Walmir recida poesia de Manoel Bandeira

Lygia Canelas, Débora Garcia e Marco Maida

 

RECENTES | POPULARES | ALEATÓRIOS

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados