Destaques

São Paulo sedia mostra de cinema sobre direitos humanos

image_preview

Enquanto extremistas sem voto fazem manifestação de ódio em São Paulo e pedem até intervenção militar, aporta na cidade nesta segunda-feira (3) a sétima edição da mostra Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos. Promovido pelas secretarias de Direitos Humanos e de Cultura da prefeitura, o festival promove, por meio de obras cinematográficas, reflexões sobre ideais de liberdade, de igualdade, sobre a luta por direitos, acesso e contra o preconceito.

Com o tema “Cidadania Cultural”, de hoje a sexta-feira (7), 260 exibições gratuitas de curtas-metragens serão realizadas em 57 pontos de cultura, educação, institutos, coletivos, fundações e ruas de toda a cidade São Paulo. As obras estão divididas em cinco blocos: Vozes urbanas, Possibilidades, Na lata, Incêndios e Visão de dentro.

A Mostra Competitiva reúne 29 curtas, 16 nacionais e 13 de países como Irã, Sérvia, Chile, China, Índia, França, entre outros. Segundo os organizadores, “muitos dos filmes selecionados refletem, principalmente, os fenômenos de reivindicações e demanas atuais, que buscam a consolidação dos direitos ligados à cidadania.” Além dos filmes que competirão, esta edição do festival também inclui na programação uma mostra infantil e outra de curtas produzidos pela Rede Municipal de Educação.

A jornalista e videomaker Eliza Capai, diretora do documentário Tão Longe É Aqui participa, na quarta-feira (5) de uma roda de conversa na Fundação Gol de Letra. Seu novo curta No Devagar Depressa dos Tempos será exibido no Bloco Na lata. O filme apresenta duas gerações de mulheres que contam como era, como é e como pode ser a vida de quem acaba de cruzar a linha da miséria, com a chegada da renda e da educação no sertão do Piauí, em Guaribas.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de novembro às 18h no Centro Cultural São Paulo, seguida pela exibição dos curtas vencedores pelo Cinesolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil que funciona a partir da energia solar. Confira a programação completa, todos os locais, horários e títulos na página do festival. (Fonte: Rede Brasil Atual)

Entretodos 7 – Festival de Curtas de Direitos Humanos
Quando: de 3 a 7 de novembro
Onde: em 57 equipamentos de cultura e educação da cidade de São Paulo
Quanto: grátis
Programação completa: www.entretodos.com.br

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados