Artigos

José Candido, grande guerreiro!





Conheci seu Candido na década de 1980. Recém-integrado ao Partido dos Trabalhadores (PT), disputou a eleição de 1988, na qual foi eleito vereador.

Pessoa  de hábito simples, carregava consigo a humildade que só cabe aos grandes homens e a determinação da gente valente e guerreira do nosso País. Chegou a Suzano como muitos outros: em busca de uma vida melhor para os seus.

Operário que foi, no período efervescente do sindicalismo brasileiro, sobretudo no ABC Paulista, onde surgia o grande líder Lula, tomou consciência da importância da política na vida das pessoas. Nascia, assim, a grande liderança política de nossa cidade.

Durante as eleições de 1992, tive a oportunidade de conviver com Candido mais de perto. Ele disputou sua segunda eleição a vereador e eu, a primeira. Foi um período difícil. Naquela época, ser candidato pelo  PT era uma tarefa árdua, as chances eram mínimas e quase ninguém se dispunha sair às ruas como candidato para ser chamado de bagunceiro e arruaceiro. Bem diferente dos dias de hoje. Naquela época, somente com convicções ideológicas muito fortes.

Seu Candido foi reeleito e eu fiquei como primeiro suplente. Acabei assumindo temporariamente em seu lugar em 1995. Depois disso, muitas outras eleições vieram, até que, em 2004, vencemos as eleições com o prefeito Marcelo Candido, seu filho. Seu Candido foi reeleito ainda vereador mais uma vez e, depois, por dois mandatos consecutivos de deputado estadual.

Como deputado, assumiu as bandeiras do meio ambiente, da igualdade racial e dos direitos humanos, temas que quase ninguém assume, pois são polêmicos não trazem votos.

Isso por si só mostra a grandeza desse homem. Em seu último mandato, assumiu também a bandeira da cultura. Junto com o deputado estadual Vicente Cândido, criou o projeto de lei que ainda tramita na Assembléia Legislativa de São Paulo, que transforma Suzano na capital da cultura do Estado de São Paulo.

Em sua trajetória vitoriosa, ajudou muito no crescimento de Suzano e, também, no PT. O Brasil perde um grande político e um grande homem.

Sentiremos muito sua falta, mas continuaremos sua luta.

Em nome dos artistas e da Cultura de Suzano, reverencio este homem que aprendi a gostar e admirar pela sua luta histórica.

O guerreiro está dormindo, mas a sua luta continua.

Descanse em paz!

 

http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=17617&caderno=o

Uma resposta para “José Candido, grande guerreiro!”

  1. Damião David Antunes de ALMEIDA disse:

    Walmir é nois vamos firme nessa pegada,os valores esta no caracter de um grande trabalhador muita força e muito trabalho que tudo ocorrerá com a maior tranquilidade vamos que vamos.

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados