Secretário de Cultura

Convidado pelo prefeito Marcelo Candido para ser seu secretário de Cultura, em 2004, Walmir ficou na função por dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2008 a meados de 2012.

À frente da pasta, Walmir implantou no município uma política focada na descentralização, com a reorganização dos espaços culturais existentes, criação de outros – como os Centros Culturais espalhados em diversos bairros da cidade – e a difusão de várias ações e projetos que possibilitaram a valorização de toda a classe artística, desde os oficineiros e artesãos aos produtores teatrais, passando ainda pela música, pelas artes plásticas e por muitas outras funções.

Ações essas que transformaram o setor cultural de Suzano e construíram uma marca  para a cidade, hoje legitimada com sua própria identidade.

Confira a seguir os principais projetos implantados na gestão de Walmir Pinto:

Arte Pública: Projeto é uma iniciativa do governo municipal de Suzano, visando à democratização do acesso à Arte, em especial às Artes Plásticas. Partindo do princípio de que as políticas públicas de uma cidade visam o bem coletivo de sua população, suprindo necessidades e criando mecanismos para que os interesses comuns de munícipes sejam contemplados, a Cultura e a Arte são entendidos como itens absolutamente necessários para a formação intelectual e social do indivíduo. Assim, o Projeto Arte Pública, promovido por uma administração pública, promete conduzir as produções artísticas locais ao encontro da população.

 

FESC Suzano é um festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira. O evento tem como objetivo promover a cultura, proporcionando o intercâmbio e a troca de experiencias entre os músicos, compositores, interpretes, poetas e artistas, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do país

Concurso Literário: De caráter nacional, com premiações em dinheiro para os primeiros colocados e publicação dos melhores textos na revista trajetória literária

Sarau cultural que reúne literatura, música, cinema e teatro. O espaço é aberto para todos que queiram subir ao palco da sala Orlando Digênova para declamar poesias ou interpretar contos e crônicas. O Pavio é realizado todo segundo sábado do mês

 

Mostra de Referências Teatrais: Projeto realizado pela Coordenadoria de Teatro que tem como objetivo trazer a Suzano grupos de excelência artística e identidade própria conhecidos nacionalmente

Salão de Artes Pláticas de Suzano: Promovido anualmente,  o Salão de Artes Plásticas de Suzano destina-se a reunir, fomentar, incetivar e valorizar a produção artística, além de descobrir novos valores nas artes plasticas e promover o acesso a arte aos suzanenses.

Roda de Todos os Santos: Projeto de valorização da cultura popular criado e realizado pela Secretaria de Cultura. A roda tem como objetivo resgatar manifestações de dança e arte populares como o congada, a capoeira, a catira entre outros. Devido à inovação, o projeto foi premiado em 2008 pelo Ministério da Cultura. A Roda recebeu o Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 anos de Frevo pela realização da 3ª edição do projeto.

Memória Viva: O projeto, promovido pela Prefeitura de Suzano desde agosto de 2010, é realizado toda última quarta-feira do mês, no Casarão das Artes, com o objetivo de recuperar informações importantes sobre o município e de personalidades que fazem parte da história de Suzano. Após a entrega de homenagens, há sempre uma apresentação com os músicos Chiquinho e Teresa e o Grupo Geraes, que a cada edição contam, por meio da música, a trajetória de um(a) grande compositor(a) brasileiro.

Rock no Parque: Realizado mensalmente, projeto reúne bandas de rock da região

Dança Suzano: A maior preocupação com relação às oficinas de dança é não apenas dar formação técnica, mas também proporcionar formação cultural. Hoje a Secretaria conta com uma coordenadoria de dança, é formada por dois articuladores culturais e quatro professoras, que oferecem curso de balé clássico, dança contemporânea e dança afro. Essas aulas são oferecidas á população em três centros culturais da cidade (Centro Cultural Colorado, Boa Vista e Palmeiras), além do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, onde se localiza a Secretaria de Cultura. Essa descentralização dos centros culturais, e conseqüentemente das oficinas, propicia o acesso à dança e à arte em geral, que é uma das faces da formação cultural.
Seminário Vital Medeiros: reúne diversos artistas da região, de outros Estados e países, ligados ao instrumento.

Espaços públicos criados

Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato

Centro Cultural Palmeiras Professor Luiz Antônio da Silva

Centro Cultural Boa Vista

Concha Acústica Tom Jobim

Galpão das Artes

Casarão das Artes

Transformação do Auditório Dr. Armando de Ré em Teatro

2 Bancas Bibliotecas

Estúdio Público Musical José Gonzaga Sobrinho

Estúdio Público de Cinema Nhô Luca e Savador Rugiero

Sede do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Cultural

Núcleo de Formação Musical

Pavilhão da Cultura Afrobrasileira Zumbi dos Palmares

9 Pontos de Cultura

4 Cultura.com (acesso gratuito à Internet)

Praça dos Esportes e da Cultura (PEC)

 

Praças e parques com atividades culturais

Praça da Vila Maluf

Monumento Zumbi dos Palmares

Parque Municipal Max Feffer

Praça do Sol Nascente

Praça Cidade das Flores

 

Outras ações

Festival de Cultura de Suzano

Natal de Luzes

Dezenas de oficinas culturais

Apoio a dezenas de festas tradicionais

Feira de artesanato

 


Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados