Debate

Suzano É Mais Cultura: Na sociedade pós-moderna, as pessoas agem cada vez mais pela comodidade

Artistas da Troupe Parabolandos incorporaram marionetes para conduzir o espetáculo

No palco, artistas incorporam marionetes para retratar uma sociedade em que as pessoas estão cada vez mais passíveis e massificadas. A encenação da Troupe Parabolandos, baseada no texto de Bertold Brecht “Aquele que diz sim e aquele que diz não” foi o fio condutor do debate “O teatro como reflexão na vida em sociedade” realizado na noite de ontem (14 de junho) no Espaço “Suzano É Mais Cultura” (rua Batista Renzi, 40, Jardim São Luis).

Embora tenha sido escrito na década de 1930, o texto de Brecht possui um viés altamente contemporâneo para discutir a dicotomia entre o dizer sim e o dizer não que regem as regras da sociedade.

Esse paradoxo muitas vezes isenta as pessoas de qualquer atitude crítica e reflexiva. A pressão que os meios exercem na sociedade torna muito mais fácil aceitar as coisas como elas aparentemente são.

“Muitos fazem escolhas só porque os outros fazem, não têm coragem de mudar. É mais cômodo deixar tudo como está. Nada melhor que o teatro para conscientizar as pessoas sobre o momento que se vive”, destacou o diretor e fundador da Troupe Parabolandos, Rafa Marcondes.

O coordenador-geral do Espaço “Suzano É Mais Cultura”, Walmir Pinto, que também é ator, diretor teatral e jornalista, reforçou a tese ao destacar que na sociedade pós-moderna as pessoas estão cada vez mais mecanizadas. Quase não há questionamento.

“Hoje a sociedade fabrica e descarta coisas com a mesma intensidade. As pessoas são persuadidas pela força dos meios, em especial, diante da propaganda que incentiva o consumismo desenfreado. Isso acontece não só na moda, mas também na música, por exemplo. Quantos artistas são fabricados, surgem com a mesma velocidade que desaparecem sem acrescentar nada?”, questionou.

“Acredito na mudança da sociedade através da arte e da cultura. O protagonismo de uma nova era está em nossas mãos, por isso, estendemos esse espaço de cultura e debate a toda a população”, acrescentou Walmir, ao ressaltar as finalidades do “Suzano É Mais Cultura”.

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados