Notícias

Suzano inaugura Estúdio Público de Cinema e amplia projeto musical

A Secretaria de Cultura de Suzano pretende chamar ainda mais a atenção do público em 2012. Em seu último ano a frente do departamento, o secretário da pasta, Walmir Pinto, apresentou ontem novidades na programação. Entre elas a inauguração de um Estúdio Público de Cinema, em abril, que funcionará no Casarão das Artes. Outra novidade é a ampliação do Estúdio Público Musical “José Gonzaga Sobrinho”, ainda neste mês. Quanto ao aniversário de Suzano a definição da programação está prevista para a próxima semana.

“Queremos fechar 2012 com chave de ouro. Sempre se tem a sensação de que por ser o último ano, tira-se o pé do acelerador, deixando as coisas meio no piloto automático. Mas pelo contrário, neste último ano quero consolidar a política cultural do município que vem avançando ano após ano”, destacou Walmir, que está no cargo de secretário há quase oito anos.

Depois um período de férias, o projeto “Memória Viva” retoma suas atividades no dia 28 e com novidades. Antes realizado mensalmente, o encontro acontecerá trimestralmente. Com isso o número de homenageados, por edição, também aumenta. “Nos anos anteriores fazíamos nove edições com dois homenageados. Neste ano faremos três edições com seis homenageados”, observou. O local de realização da ação também mudou. O “Memória Viva” passa a acontecer no Teatro Municipal Doutor Armando de Ré e não mais no Casarão das Artes. Outra mudança no calendário foi na realização da Mostra de Referências Teatrais, que no ano passado foi realizada em outubro e este ano acontece em agosto.

Antes de entregar o cargo, Walmir promete deixar alguns eventos encaminhados. “Ainda de minha competência lançarei, em novembro, o “Carnaval 2013″. Começaremos a “aquecer os tamborins”. Deixaremos a verba para o próximo ano. Lógico que tudo vai depender da administração que virá. Mas faremos a nossa parte para que o evento aconteça”.

Projetos como a “Mostra de Referências Teatrais”, o “Festival da Canção de Suzano”, o “Arte Pública”, entre outros já estão garantidos. Outra novidade são as oficinas musicais que iniciaram no Esporte Clube Urupês Recreação e Cultura, que seguirão por todo o ano. A Secretaria de Cultura trará profissionais de diversos segmentos artísticos para ministrar palestras. Para começar o bailarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo chega a Suzano neste domingo, às 10h30, para uma palestra sobre o movimento e sua forma dançante no Teatro Municipal. Antes disso, no sábado, a cantora Jordana se apresenta no Festival Lilás de Artesanato – Mulheres Empreendedoras. Todos os projetos e eventos da cidade estarão disponíveis na Agenda Cultural – livreto distribuído mensalmente – e no sitewww.suzano.sp.gov.br/agendacultural.

http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?caderno=d&id=18089

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados