Destaques

Suzano inaugura Estúdio Público de Cinema “Nhô Luca e Salvador Rugiero”

Um marco histórico para a região. Foi assim que o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, definiu a inauguração do Estúdio Público de Cinema “Nhô Luca e Salvador Rugiero”, realizada na noite desta quarta-feira (4/4), no Casarão das Artes. O Estúdio é resultado da parceria da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura, com a Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais (APPA). A solenidade faz parte da programação do aniversário de Suzano.

“Para nós é uma honra muito grande saber que esse estúdio vai oferecer à nossa cidade e à região condições para a produção de vídeos e trabalho das imagens, para que isso tudo seja colocado a disposição das pessoas, compondo um verdadeiro acervo que vai garantir o registro da memória do nosso tempo”, destacou Candido.

O prefeito também saudou Barbara Xavier, neta de Eliziel Alves Costa, o Nhô Luca, e Edgar Rogério, neto de Salvador Rugiero, que representaram os dois artistas que, ao produzir filmes na década de 1940 sobre fatos da época, se tornaram os precursores do cinema no município. “Quando nos dirigimos à história da cidade vamos encontrando pessoas que construíram a sua identidade. Foi uma contribuição impagável dessas pessoas, que fizeram de um esforço voluntarioso algo que pudesse preservar uma memória tão importante para a nossa cidade”, disse.

Para o secretário de cultura, Walmir Pinto, a construção do espaço reflete uma conquista dos profissionais da área cinematográfica. “A gente vem dialogando com setores organizados da sociedade e essa foi uma reivindicação do pessoal do cinema. Compramos equipamentos de última geração e vamos investir cada vez mais para que tenhamos aqui uma produção de cinema muito bacana”, afirmou.

 

Foram investidos R$56 mil na compra de equipamentos e R$ 20 mil na adequação do espaço. O estúdio conta com equipamentos de ponta para captação de áudio e imagem e finalização de filmes. No local, serão realizadas oficinas e futuramente serão abertos editais para seleção de projetos cinematográficos. A prioridade do uso será dos produtores de Suzano, mas a APPA também pretende abrir o espaço para produtores da região, como forma de fomentar a produção no Alto Tietê.

Com a produção do estúdio o município poderá se tornar referência no cenário nacional. “Suzano passa a ser uma das produtoras de cinema do país. O objetivo é produzir coisas com a nossa cara e dar vazão para esses filmes na maioria dos festivais do Brasil para depois levar a produção para internacionais”, destacou o presidente da APPA e articulador de cinema na Secretaria de Cultura, Peterson Queiroz.

Para aprofundar o debate e a formação, a secretaria de Cultura e a APPA também promoverão palestras sobre cinema, com profissionais renomados na área. A programação começa no dia 5 de maio, com a vinda do ator Caio Blat, que fará um bate-papo sobre a arte, com base na própria experiência profissional.

Também estiveram presentes na solenidade o vereador Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Fausto Pizzolato, e o chefe de Gabinete, André Rota Sena.

 

Géssica Brandino

http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=7010

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados