Trajetória

Nascido em 1961, em Suzano, Walmir Pinto passou parte da infância na rua Benjamin Constant, na área central da cidade, onde vivia com os pais. Também residiu no Parque Maria Helenice, na Vila Maria de Maggi e no Jardim Imperador. Seus familiares foram os primeiros habitantes do Parque Maria Helena, Jardim Boa Vista e parte da região de Palmeiras.

Time de vôlei da E.E. Prof. Raul Brasil, em 1973

Walmir  estudou nas escolas estaduais Prof. Raul Brasil, Prof. Carlos Molteni, Geraldo Justiniano de Rezende e Silva e no Liceu Santo Antônio. Já na fase escolar ele começou a demonstrar seu interesse e envolvimento com a defesa do coletivo, ao ingressar no Grêmio Estudantil da Escola Estadual Prof. Carlos Molteni e ser eleito diretor da agremiação.

Walmir na formatura do quarto ano da E.E. Prof. Raul Brasil, em 1971

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Artes Cênicas pela Escola Proscênio de Teatro de São Paulo e em Gestão Pública de Cultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Time de Futsal do Bradesco Suzano, 1985

Como ator, atuou em inúmeros espetáculos teatrais e até mesmo na TV e no cinema. Também foi professor e diretor de Teatro. Veja mais sobre a carreira artística de Walmir aqui.

Espetáculo “90 Minutos de Brecht”

Encenação da pela “Igual contra Igual”

Walmir começou sua militância política década de 1980 e participou ativamente de diversos movimentos sociais, esportivos e culturais. Entre algumas de suas realizações está a organização dos grupos Suzano Melhor e Artistas Independentes de Suzano.

Durante o ensino superior protagonizou outro feito que confirmou sua vocação para a militância, ao ser um dos organizadores da greve dos estudantes universitários da UBC durante a década de 1990. Ainda participou de diversos movimentos sociais, culturais e esportivos ao longo da fase universitária.

Comandou por oito anos (de 2005 a 2012) a Secretaria de Cultura de Suzano e no período implantou uma série de projetos, ações e atividades que fomentaram o setor na cidade, com a implantação de uma política pública focada na descentralização e valorização dos artistas locais, tornarando a cidade referência para outros municípios e reconhecida nacional e internacionalmente.

Saiba mais sobre a militância cultural de Walmir aqui.

 


Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados