Artigos

Uma nova realidade

Desde 2005 a cidade de Suzano vem passando por uma grande transformação. Na educação, acabaram as escolas de madeira e de lata, foram garantidos uniformes, material escolar, ampliação do transporte escolar, aumentaram-se as vagas e unidades de creches, o Complexo Educacional Mirambava, a Faculdade Piaget, o IFSP. Além disso, foram criados três novos centros culturais: Boa Vista, Palmeiras e Colorado.

Na Saúde, foram implantados os principais programas federais: Programa Saúde da Família, Centro de Especialidades Odontológicas, duas Farmácias Populares, (Palmeiras e região central), foram construídas novas unidades de saúde – CAPS I e II, SAMU, Centro de Especialidades – estenderam-se horários dos prontos atendimentos e conquistou-se uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já em construção, e o compromisso para a construção do Hospital Regional Federal.

Além disso, garantiu a transformação do auditório Armando de Ré em um belíssimo teatro, o Casarão das Artes, Galpão das Artes e Pavilhão Afro.

Na área de infraestrutura, Suzano deu um salto de 35% para 70% de pavimentação, asfaltaram bairros inteiros, além dos corredores de ônibus e trocaram toda iluminação pública.

Além disso, criou-se a Diretoria de Patrimônio Histórico, o Estúdio Público Musical e dez Pontos de Cultura espalhados pela cidade.

Em diversas outras áreas ainda, as conquistas não foram menores, Suzano conta com o Restaurante Popular, o Procon, a Ouvidoria, Praça Cidade das Flores, Parada Tiradentes, o CREAS (Centro de Referências Especializado de Assistência Social), CRAS Boa Vista, Casa Branca e Palmeiras, Terminal de Transportes Urbanos, Central de Triagem Colorado e Central do Trabalhador.

Também foram criadas bancas bibliotecas (no centro e Terminal Rodoviário), Cultura.com (acesso à Internet) nos centros culturais e concha acústica.

Suzano ainda inovou e avançou conceitualmente, criou o Orçamento Participativo, dezenas de conselhos, plano de carreira ao funcionalismo, títulos de moradia (2.399 no total), ampliação do Bolsa Família (12.607 no total).

Foram criadas ainda diversas oficinas culturais, núcleo de formação musical, Mostra de Referências Teatrais, Festival de Música de Suzano (FESC), Roda de Todos os Santos, Natal de Luzes, Trajetória Literária, Arte Pública, Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros e foi retomado o carnaval, que gera milhares de empregos.

É parceiro de todas as festas tradicionais do município. Centenas de artistas de todas as áreas passaram por Suzano, entre outras ações. É por isso que Suzano hoje é uma cidade melhor e que respira cultura.

Nestes últimos anos foram superadas muitas das dívidas sociais acumuladas ao longo de nossa história sem deixar de entender a cultura como um direito de todos.

Deixe uma resposta

Copyright 2012 .: Walmir Cultura :. | Todos os direitos reservados